acesso estrutura disciplinas docentes informacoes contactos links

 

Disciplinas > Micologia

 



 

 

 

 

 

Nome

Micologia

Código

 

Departamento

DBV

Prof Responsável

Margarida Barata, mstb@fc.ul.pt

Posição em Cursos

Opção de Área

Créditos

ECTS: 8, UC: 4

Posição em outros cursos

Licenciatura em Microbiologia (FCUL/FMUL)

Pré-requisitos

Conhecimentos de Biologia.

Objectivos

O principal objectivo do curso é transmitir aos estudantes o conhecimento da taxonomia e biodiversidade micológica e também a organização morfológica, estrutural e funcional dos fungos.

Programa Teórico

Uma introdução ao estudo dos fungos realçando a sua importância para o homem. O aparecimento da Micologia, principais marcos históricos. Posição taxonómica dos fungos em relação aos outros organismos vivos. Os verdadeiros Fungos (Eumycota ou Fungi ) e organismos afins (Oomycota e Protozoa).

Características dos verdadeiros fungos: formas de crescimento; modo de vida (sapróbios, parasitas, mutulistas e predadores); reprodução; estrutura e ultra-estrutura celular. O micélio fúngico e o crescimento apical das hifas. Estrutura e ultra-estrutura das hifas. Nutrição e metabolismo de carbono e energético. Principais grupos taxonómicos, classificação, ecologia, caracterização somática e reprodutora: Filos Chytridiomycota, Zygomycota, Glomeromycota, Ascomycota, Basidiomycota e o grupo dos fungos mitospóricos (anamorfos). Fungos com interesse médico, como simbiontes (micorrizas) e como parasitas de plantas.

Programa Prático

Métodos e técnicas laboratoriais em micologia. Observação de representantes dos principais grupos taxonómicos de fungos. Observação e caracterização de estruturas da reprodução assexuada e sexuada em fungos. Excursão micológica; colheita e identificação de macromicetos. Isolamento e identificação de fungos a partir de substratos naturais. Estudo de fungos com interesse médico (dermatófitos e leveduras).

Resultados Expectáveis

Reconhecimento e caracterização dos principais Filos do reino Fungi
• Conhecimento dos principais métodos que permitem o isolamento e identificação dos fungos filamentosos e leveduriformes.

Literatura aconselhada

Geral Alexoupoulos, C. J., Mims, C. W. & Blackwell, M. (1996). Introductory Mycology. 4rd. Ed. John Wiley & Sons: New York.

Deacon, J. W. (1997). Modern Mycology, 3nd. Ed. Blackwell Scientific Publications: London.

Jennings, D. H. & Lysek, G. (1996). Fungal Biology. Bios Scientific Publishers: Oxford.

Sidrim, J. J. C. & Moreira, J. L: B. (1999). Fundamentos clínicos e laboratoriais de Micologia Médica. Editora Guanabara Koogan S. A. Rio de Janeiro Brasil.

Avaliação

Exame final escrito: engloba um exame com perguntas sobre a matéria leccionada teórica e prática (60%) e um exame prático laboratorial (40%)

Página Web da Disciplina