acesso estrutura disciplinas docentes informacoes contactos links

 

Disciplinas > Biologia Microbiana

 



 

 

 

 

 

Nome

Biologia Microbriana

Código

 

Departamento

DBV

Prof Responsável

Rogério Tenreiro

Posição nos cursos

2º ano, 2 º sem, Obrigatória

Créditos

ECTS: 6, UC: 3

Posição em outros cursos

disciplina do Tronco Comum a todas as licenciaturas na área da biologia

Pré-requisitos

É conveniente a frequência com sucesso das disciplinas Bioquímica e Biologia Molecular.

Objectivos

Este curso destina-se a fornecer aos estudantes conhecimentos gerais acerca da estrutura, função, genómica e diversidade de microrganismos procariotas e eucariotas, bem como das suas relações com outros organismos e o ambiente. O papel dos microrganismos como instrumentos para a indústria e agentes de bioremediação é igualmente analisado, sendo também fornecido um conhecimentro prático dos principais métodos laboratoriais utilizados em microbiologia.


Programa Teórico


Introdução à Microbiologia: breve história. Noções fundamentais de sistemática microbiana. Evolução microbiana, filogenia e sistemas de classificação. Evolução do conceito de espécie.
Biologia da célula procariota: organização estrutural e funcional dos constituintes do invólucro celular e dos principais componentes citoplasmáticos. Produção de endósporos.
Nutrição e metabolismo microbiano: Tipos nutricionais e classificação metabólica. Transdução energética e processos de produção de energia. Fixação de carbono. Fixação do azoto e protecção da nitrogenase. Secreção de proteínas.
Crescimento microbiano e seu controlo: Crescimento celular e populacional. Efeito de factores ambientais e homeostase. Esterlilização e desinfecção. Agentes antibacterianos e antifúngicos. Mecanismos de acção e de resistência micricrobiana.
Diversidade microbiana: Caracterização dos principais grupos de árqueas e bactérias. Organização estrutural, multiplicação e caracterização de alguns tipos de virus. Organização somática, reprodução e ciclos de vida dos principais grupos de fungos.
Genética e genómica microbiana: Transferências génicas em procariotas. O papel dos elementos móveis. Organização genómica em microrganismos. Genómica, transcriptómica e metabolómica.
Interacção microrganismo-hospedeiro: Microrganismos comensais, patogénicos e oportunistas. Mecanismos de patogenecidade. Defesas do hospedeiro e mecanismos microbianos de evasão.
Ecologia microbiana: Métodos microbiológicos, bioquímicos e moleculares em ecologia microbiana. Alguns exemplos de ecossistemas microbianos. Ciclos biogeoquímicos.
Microbiologia aplicada: Produtos industriais de origem microbiana e processsos biotecnológicos. Os microrganismos como agentes de bioremediação.


Programa Prático


Normas de funcionamento e técnicas gerais do laboratório de microbiologia. Isolamento, caracterização e identificação de bactérias entéricas, produtoras de endósporos e fixadoras de azoto. Estudo da cinética de crescimento microbiano. Interacção fago-hospedeiro. Antibiogramas, determinação de CMIs e perfis de resistência a antibióticos. Isolamento, caracterização e identificação de fungos.

Resultados Expectáveis

Conhecimento básico da estrutura, função, diversidade e ecologia de microrganismos, bem como da suas aplicações industriais e importância ambiental.
• Formação base para a compreensão de disciplinas subsequentes e eventual actividade profissional na área da microbiologia.


Literatura aconselhada


Geral
1. Alexopoulos, C. J., Mims, C. W. & Blackwell, M. 1996. Introductory Mycology. 4th ed. New York: John Wiley & Sons.
2. Deacon, J. W. 1997. Modern Mycology. 3rd ed. Oxford: Blackwell Science.
3. Gupta, R.S. (1998). Protein phylogenies and signature sequences: a reappraisal of evolutionary relationships among archaebacteria, eubacteria and eukaryotes. Microbiology and Molecular Biology Reviews, 62: 1435-1491
4. Madigan, M.T., Martinko, J.M. & Parker, J. 2003. Brock Biology of Microorganisms. 10th ed. New Jersey: Prentice-Hall, Inc.
5. Perry, J. J., Staley, J. T. & Lory, S. (2002). Microbial Life. Sunderland: Sinauer Associates, Inc.
6. Salyers, A. A. & Whitt, D. D. 2001. Microbiology: Diversity, Disease, and the Environment. Bethesda: Fitzgerald Science Press.
7. White, D. 2000. The Physiology and Biochemistry of Prokaryotes. 2nd ed. New York: Oxford University Press
8. Walker, T. S. 1998. Microbiology. Philadelphia: W. B. Saunders.
9. Williams, R.A.D., Lambert, P.A. & Singleton, P. 1996. Antimicrobial drug action. Oxford: BIOS Scientific Publishers Ltd.

Complementar
Artigos científicos referentes a aspectos particulares do programa teórico e prático.
Manuais de métodos laboratoriais e identificação microbiana.


Avaliação

Alternativa 1
Teste teórico parcial (Bloco 1) - 30%
Teste teórico parcial (Bloco 2) - 30
Teste prático global - 40%

Alternativa 2
Exame final teórico-prático

Página Web da Disciplina