acesso estrutura disciplinas docentes informacoes contactos links

 

Disciplinas > Biologia Celular

 



 

 

 

 

 

Nome

Biologia Celular

Código

61213

Departamento

DBV

Prof Responsável

Luis Pedro

Posição na Lic BMG

1º ano, 1 º sem, Obrigatória

Créditos

ECTS: 6, UC: 3

Posição em outros cursos

disciplina do Tronco Comum a todas as licenciaturas da área da biologia

Pré-requisitos

Conhecimentos de Biologia e de Química do Ensino Secundário

Objectivos

Pertende-se, com esta disciplina, propocionar uma visão abrangente e actualizada sobre a Biologia Celular. Assim, o príncipal objectivo do curso teórico é fornecer um sólido conhecimento básico sobre a organização molecular, a compartimentação e o metabolismo da célula eucariótica, de molde a proporcionar aos alunos uma perspectiva integrada do funcionamento dos vários compartimentos celulares.
Com o curso prático pretende-se integrar os conhecimentos teóricos e levar os alunos a utilizar correctamente o microscópio óptico e a familiarizar-se com métodos básicos de uso comum em microscopia óptica.


Programa Teórico


Moléculas biológicas. Origem e evolução celular. Organização da célula Procariótica e Eucariótica. Parede celular das bactérias Gram-positivas e Gram-negativas. Matriz extracelular das células epiteliais e não epiteliais. Parede celular das plantas. Especializações da parede celular. Biomembranas: componentes e organização estrutural. Transporte passivo e activo. Bombas iónicas do tipo P, V e F. Cotransporte: simporto e antiporto. Reconhecimento, adesão e comunicação celular. Junções intercelulares. Plasmodesmos. Transporte simplástico e apoplástico. Polissomas e síntese proteica. Citosqueleto - microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermédios. Movimentos celulares. Retículo endoplasmático. Síntese de lípidos membranares. A teoria do sinal e a síntese de proteínas de secreção e membranares. O complexo de Golgi. Processamento e secreção de proteínas. Transporte vesicular e reciclagem membranar. Lisossomas e vacúolos. Internalização de macromoléculas - fagocitose, pinocitose e endocitose mediada por receptores. Mitocôndrias e respiração celular. Biogénese mitocondrial e importação de fosfolípidos e de proteínas. Caracterização e funções dos diferentes tipos de plastos. Interconversões plastidiais. Cloroplastos e fotossíntese. Biogénese plastidial e importação de proteinas. Peroxissomas e glioxissomas: ultrastrutura, caracterização enzimática e funções. Biogénese do peroxisoma. Núcleo: invólucro e matriz nuclear, cromatina e cromossomas, nucléolo. Tráfego entre o núcleo e o citosol. Breve noção de sinalização celular.

Mais detalhes em: http://dbv.fc.ul.programas.htm


Programa Prático


Microscopia óptica: príncipios e aplicações. Diferentes tipos de microscopia óptica. Diversidade celular: Procariotas e eucariotas. Paredes celulares. Caracterização histoquímica de diferentes componentes da parede celular. Pontuações. Membrana plasmática e plasmólise. Movimentos de ciclose. Vacúolos e controlo das dimensões das células vegetais. Conteúdo vacuolar (antocianinas, proteinas, inulina e oxalatos de cálcio). Plastos (leucoplastos, cloroplastos, cromoplastos e amiloplastos). Núcleo e ciclo celular: Mitose e Meiose. Introdução à microscopia electrónica de transmisão e de varrimento. Análise e interpretação de microfotografias.

Resultados Expectáveis

Descritos nos objectivos da disciplina
• Desenvolver capacidade de trabalho em laboratório, nomeadamente no que refere à utilização do microscópio óptico e à aprendizagem de métodos muito simples para microscopia óptica.
• Reconhecer em fotografias de microscopia electrónica as diferentes estruturas celulares e os vários compartimentos característicos das células eucarióticas.

Literatura aconselhada

Geral

Lodish H, Berk A, Matsudaira P, Kaiser CA, Krieger M, Scott MP, Zipursky SL, Darnell J (2004) – Molecular Cell Biology, 5th Ed. W. H. Freeman and Company, New York.

Cooper GM, Hausman RE (2004) – The Cell - a molecular approach, 3rd Ed. ASM Press, Sinauer Associates, Inc., Washington.

Gunning BES, Steer MW (1996) – Plant Cell Biology - structure and function. Jones and Bartlett Publishers, USA.

Karp G (2001) – Cell and Molecular Biology. John Wiley & Sons, Inc, New York

Complementar

Alberts B, Bray D, Lewis J, Raff M, Roberts K, Watson J (1994) – Molecular Biology of the Cell, 3rd Ed. Garland Publishing, Inc. New York London.
Azevedo C (1999) – Biologia Celular, 3ª Ed. Lidel, Edições Técnicas, Lisboa.
De Robertis E, De Robertis EM (1996) – Biologia Celular e Molecular. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Maillet M (1995) – Biologie Cellulaire. 7éme Ed. Masson, Paris.
Stern KR (1994) – Introductory Plant Biology. Wm. C. Brown Publishers, London.
Wolfe SL (1993) – Molecular and Cellular Biology. Wadsworth Publishing Company. Belmont, California.

Avaliação


Exame final teórico-prático sobre a totalidade das matérias leccionadas.
Para mais detalhes consultar: http://dbv.fc.ul.pt/programas.htm

Página Web da Disciplina